“Só quando a maré baixa que você descobre quem estava nadando pelado” (Warren Buffet)
É na crise que se conhece os benefícios de uma Cooperativa.
2021 foi um ano de crises sem precedentes na cadeia de suprimentos de insumo e na cadeia logística interna.
Crise essa que impulsionou incontáveis empresas a não cumprirem os contratos firmados e a palavra proferida; quer por impossibilidades, quer mesmo por ganância e oportunismo: aproveitando-se da situação instável para lucrar sobre os produtores que não tinham uma segunda alternativa.
Ambiente que demonstrou ao nosso cooperado o amparo que uma Cooperativa pode fornecer nos momentos de crise.
Nossos cooperados também foram atingidos pela crise, mas de uma outra forma. Muito mais suave. Isso porque a Cooperativa se colocou à frente: absorvendo e filtrando os impactos e as instabilidades de preço, qualidade e entrega dos insumos e fertilizantes na data combinada.
Em uma frase: a Copama promoveu segurança e amparo ao cooperado.
E a competência para cumprir esses objetivos para os quais a Copama foi forjada nunca foi tão desafiada como nesse ano.
O resultado após a travessia não poderia orgulhar mais a Copama: o nosso cooperado pôde atravessar uma crise menos intensa que os demais.
Por isso, reafirmo: é na crise que se conhece os benefícios em estar cooperado.
Mas não é apenas isso que desejo celebrar.
Temos demonstrado que uma cidade com atuação cooperativista é sempre uma cidade socialmente melhor. Cito a título de exemplo a ação social capitaneada pelo cooperado Eugênio Demarco, onde, utilizando do FATES, os cooperados direcionaram cem mil reais para o hospital que está sendo construído em Vilhena: O Cooperar.
Passando o enfoque à gestão, nesses quatro anos de gestão o conselho de administração concretizou muitos sonhos.
O primeiro, estruturar e organizar uma Cooperativa viável econômica e financeiramente. O segundo, estruturar e organizar uma Cooperativa que fornece assistência técnica de qualidade e se diferencia do mercado com negociações transparentes.
Em última análise: uma Cooperativa que se preocupa com o bom progresso do seu Cooperado. Não se trata de uma empresa comercial que se preocupa tão só com a obtenção do lucro através do produtor.
A Cooperativa tem sua existência voltada para o cooperado.
Hoje, ao término de quatro anos, estruturamos e organizamos uma Cooperativa com capacidade de crescimento instalada; processos administrativos padronizados, equipes treinadas em todos os setores; enfim, adquirimos expertise de mercado.
A nossa presença e influência no mercado está sendo percebida.
Enfim, estamos prontos para uma nova fase e um novo crescimento; e, principalmente: novos sonhos.
FABIO ANDREAZZA
Presidente do Conselho de Administração