A Cooperativa Mista Agroindustrial da Amazônia (Copama) realizou, nesta sexta-feira, 27, a Vitrine Tecnológica Safra de Soja 2023.
O dia de campo da cooperativa foi realizado na Fazenda Irmãos Demarco, situada na BR-435, no km 11,5, logo após o secador da Copama, no município de Cerejeiras, Rondônia. O horário do evento foi das 8h00 às 17h00, com uma palestra e uma confraternização realizadas à noite.
Durante todo o dia, os cooperados da região compareceram à Vitrine Tecnológica.
No evento, os produtores conheceram os resultados de pesquisas que foram realizadas em 34 cultivares de soja, sendo muitos deles novidade para a região.
Oito empresas parceiras participaram da programação, onde apresentaram seus ensaios de pesquisa.
O diretor comercial Paulo Henrique Maroneze, representando a Diretoria Executiva, esteve presente, acompanhando os trabalhos do evento.
À noite, o pesquisador Hugo Dan ministrou uma palestra sobre uma anomalia que provoca a abertura de vagem no final do ciclo produtivo da oleaginosa tem preocupado produtores. As perdas nesta safra ainda não são conhecidas, mas a situação requer uma solução.
Na palestra, Hugo Dan apresentou um relatório das informações já conseguidas pelas pesquisas realizadas para o programa Copama+10 sobre a doença e orientou que os produtores mantenham a calma e que contribuem com a coleta de informações nas lavouras, pois é da quantificação desses dados que as pesquisas encontrarão uma alternativa de controle.
Após a palestra, um jantar foi servido.