Ações Sociais da Copama
Ações Sociais da Copama

Ações Sociais da Copama

O sétimo princípio do cooperativismo é o interesse pela comunidade. Desenvolver a economia local, gerar renda no ambiente em que atua e investir em ação social na localidade é o que requer este preceito. Nos últimos dez anos, a Copama tem cumprido este princípio.

A Copama realizou a primeira ação social em Cerejeiras patrocinado um evento ambiental promovido pela prefeitura, que implantava a coleta seletiva na área urbana do município. Junto com o evento, a cooperativa doou copos e xícaras para a Prefeitura de Cerejeiras, para que os servidores que trabalham no Paço Municipal pudessem deixar de usar os copos descartáveis.

Na pandemia da covid-19, a Copama doou 300 testes rápidos para a Secretaria de Saúde de Cerejeiras.
A Copama também doou mudas de ipê para projeto ambiental da Guarda Mirim. As mudas foram plantadas numa área de recuperação ambiental nas proximidades da cidade.

Os cooperados da Copama, numa ação que teve pleno apoio da Cooperativa, doaram R$ 100 mil para o Hospital Cooperar, que vai atender também pacientes da região de Cerejeiras. A doação foi entregue em 2021.

Para proteger a natureza, as propriedades rurais e a vida humana, a Copama doou mil panfletos sobre prevenção de queimadas para o Corpo de Bombeiros em 2021.

Na parte da educação, a Copama tem deixado um grande legado. A cooperativa elaborou e patrocinou o projeto Agro Saber, cuja primeira instituição escolar a implantar a iniciativa foi a Escola Irmã Dulce, em Cerejeiras. O projeto tem como objetivo passar uma visão correta e adequada sobre a agricultura e o cooperativismo para os alunos do ensino básico. A Copama premia os professores que aplicam o projeto. Como parte do programa da iniciativa, as crianças têm palestras com agrônomos e lideranças cooperativistas, além de fazer trabalhos de campo, como visitas na estrutura da Copama em Cerejeiras e turnês nas propriedades rurais de cooperados.