No auge da crise sanitária da covid-19, a Copama realiza uma ação social em Cerejeiras/RO. E assim cumpre um dos princípios do cooperativismo.
Cedo ou tarde, toda comunidade passará por adversidades coletivas. Uma crise, uma guerra, uma pandemia. Entretanto, as comunidades que contam com cooperativas em seu contexto social terá uma ferramenta a mais para vencer essas dificuldades: o cooperativismo
Foi isso que aconteceu em 2021 em Cerejeiras, município de 17 mil habitantes do interior de Rondônia. No auge da crise de saúde pública provocada pelo novo corona vírus, os gestores públicos cerejeirenses não sabiam mais o que fazer e a quem recorrer. No dia 1º de abril, por exemplo, houve cinco mortes por covid-19 no município. A variante P.11, mais mortal que o vírus comum, havia chegado a Cerejeiras e estava causando internações com pacientes graves e mortes. “Precisávamos de um recurso urgente para a aquisição de testes rápidos. Mas as compras públicas, mesmo em épocas de emergência, são muito demoradas. Então recorremos à Copama e fizemos um pedido de ajuda”, disse a então prefeita Lisete Marth, que administrava o município no auge da crise.
Ao receber o pedido de socorro do poder público, a diretoria da Copama realizou uma reunião virtual de emergência e decidiu doar 200 testes rápidos para o município. Além disso, a diretoria decidiu realizar imediatamente uma campanha de arrecadação de recursos entre os cooperados para a arrecadação de pelo menos mais 100 testes rápidos. Em menos de dois dias,
o valor correspondente a 300 testes rápidos já haviam sido adquiridos. Outras entidades se juntaram à Copama e também fizeram doações, como a Aprosoja Rondônia e o Sindicato Rural de Cerejeiras.
“Aquele ajuda foi muito importante para nós. Com os testes rápidos pudemos identificar e isolar as pessoas contaminadas pelo vírus e com isso conseguimos reverter a tendência de subida de casos graves de covid-19”, disse o secretário de Saúde de Cerejeiras, Ederson Lopes.
Essa não é a primeira vez que a Copama fez ação social na região de Cerejeiras. Também em 2021, cooperados do município se uniram e levantaram fundos de doações para o Hospital Cooperar, uma iniciativa da Sicoob Credisul e que está sendo construindo em Vilhena. A doação foi entregue via FATES, o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social da Copama. A doação entregue ao Hospital Cooperar foi de R$ 100 mil.
Com essas ações sociais, a Copama cumpre o papel de cooperativa, que é gerar riqueza, renda e emprego na região e, ainda por cima, cumpre um dos princípios do cooperativismo, que é investir em ações sociais na comunidade. É por isso que, com as cooperativas, as adversidades se tornam mais superáveis.