A cooperativa foi fundada em Vilhena, em 1998, e tinha o nome de Coopervil, focada nas agroindústrias do município.
Depois, por volta de 2009, a cooperativa, que passou a se chamar Copama, no sonho de crescer para toda a Amazônia, começou a atuar na pecuária.
Depois, por volta de 2014, após ser procurada por produtores de soja e milho, a cooperativa passou a ter o foco na agricultura.
Atualmente, a Copama apresenta excelentes resultados. Com cooperados nas regiões do Cone Sul, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Vale do Jamari, a Copama tem sua atuação mais forte na região de Cerejeiras.
Foi, aliás, no município de Cerejeiras que a cooperativa construiu um secador com armazéns, num investimento de R$ 14 milhões, sendo 40% pagos à vista com recursos dos próprios produtores e 60% financiados em 15 anos pelo BNDES via Sicoob Credisul. A estrutura tem capacidade para processar mais de 1 milhão de sacas de soja e mais de 1 milhão de sacas de milho por ano. O secador foi construído entre 2019 e 2020 e passou por uma ampliação em 2021 – e seguirá expandindo nos próximos anos.
Entretanto, em 2022 a Copama anunciou que fará investimentos na ordem de R$ 100 milhões pelos próximos quatro anos seguintes. Dentre os investimentos serão construídos mais três secadores, sendo eles em Vitória da União, São Miguel do Guaporé e Ariquemes. Também haverá investimentos em centro de pesquisas, um barracão de semente e centro recreativo e aquisição de carretas caminhões.
Junto com o secador, a Copama passou a oferecer uma série de benefícios para o cooperado. Dentre eles incluem a assistência técnica gratuita através do programa Copama+10, crédito com acesso facilitado para o produtor, amparo na comercialização e pesquisas agronômicas contratadas por uma empresa independente.
Em relação à gestão, a Copama tem uma diretoria ética e competente. Para garantir a credibilidade, a cooperativa passa por uma auditoria independente realizada pela Audiconsult, uma empresa especializada em auditar cooperativas. Além disso, os conselheiros fiscais são eleitos pelos próprios cooperados para fiscalizar cada centavo aplicado pela instituição.
Diretoria Atual da Copama
DIRETORIA EXECUTIVA
Fabio Andreazza – Diretor Presidente
Claudiney Demarco – Vice Presidente
Franco Longo – Diretor Secretário
Paulo Henrique Maroneze – Diretor Comercial
Giandré Torrezan Pásseri – Diretor Financeiro
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Fabio Andreazza – Presidente
Claudiney Demarco – Vice-Presidente
Franco Carlos Longo – Diretor Secretário
CONSELHEIROS
Adilson Schiochet
Diego Meurer Fernandes
Marcelo Vendrusculo
Márcio Delfino de Andrade
Nilson Rech
Oberdan Pandolfi Ermita